Pages

Wednesday 30 July 2008

Peter Eisenman



Peter Eisenman, arquitecto da maior relevância dos sécs XX e XXI, é um dos principais representantes do desconstrutivismo.
Conhecido mundialmente por utilizar tecnologias de última geração, segundo Castelnou o arquitecto norte-americano criou o chamado “objeto axonométrico” que representa a obra arquitectónica com um nó sintactico que deslumbra as formas, mas confunde a mente devido à distorção do ponto de fuga.
A sua arquitetura caracteriza-se pelo uso de formas geométricas e orgânicas que se cruzam entre planos e estruturas, onde vigas, perfis e superfícies são rebatidos e cortados.
A partir de 1967, começa a fazer diversas pesquisas nos projectos das casas I a XI, experimentando assim diferentes metodologias compositivas, e a principal que até hoje utiliza é a trama ou espécie de gralha cartesiana para compor volumetria e dividir seus espaços.
Para Eisenman, o espaço, função e mobiliário devem ser estruturados a partir de um sistema mental coordenado, dessa forma, tornou-se um dos precursores da arquitectura deconstrutivista na década de 80.