Pages

Friday 6 June 2008

único no País





Primeiro refúgio ornitológico de iniciativa municipal inaugurado 3 de Junho de 2008 em Gaia

O primeiro refúgio ornitológico criado em Portugal por iniciativa municipal vai ser formalmente inaugurado quinta-feira na Bacia de Sampaio, Gaia, numa área com cerca de 20 hectares onde já foram referenciadas mais de 100 espécies de aves.

"Este refúgio é um importante ponto de apoio à nidificação das aves e às migrações", afirmou hoje Nuno Oliveira, director do Parque Biológico de Gaia, que coordena este novo espaço de protecção ambiental.

Na Bacia de Sampaio já foram referenciadas mais de uma centena de espécies de aves, entre as quais garças-reais, corvos marinhos e piscos de peito azul, variando as populações conforme a época do ano.

O denominado Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro foi criado num espaço pertencente ao domínio público marítimo, na sequência de um acordo assinado em Dezembro entre o Parque Biológico de Gaia e a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

Trata-se, segundo Nuno Oliveira, que uma zona importante "no contexto das zonas húmidas que as aves necessitam para se alimentarem e descansarem durante as rotas migratórias".

O refúgio ornitológico assume, desta forma, um papel de `área de serviço` para as aves migratórias, que ali podem descansar na sua viagem.

Depois do acordo assinado em Dezembro, a zona foi limpa e sinalizada, prevendo Nuno Oliveira que o primeiro observatório de aves possa ser instalado dentro de dois meses.

Posteriormente, o local será também dotado com um bar de apoio e instalações sanitárias, além de um segundo posto para observação de aves.

Na inauguração do primeiro Refúgio Ornitológico do país, esta manhã esteve presente Luís Filipe Meneses e diversos convidados, entre eles a C&L.