Pages

Thursday 19 June 2008

from medellin



Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares e religiosos, músicos e a realeza, são retratados com figuras rotundas e sem movimento, assumindo a característica de vida humana estática.
De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos.

Nascido em Medellin, Colômbia, Botero mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal. Partindo para Madrid em 1952, estudou na Academia de San Fernando.
De 1953 a 1955, aprendeu a técnica de afrescos e história da arte em Florença, que tem influenciado suas pinturas, desde então. De volta à Colômbia, expôs na Biblioteca Nacional, em Bogotá, e começou a leccionar na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional; Nesse mesmo ano, passou algum tempo no México, a estudar os murais políticos de Rivera e Orozco, cuja influência é evidente na sua perspectiva política.

A visita de Botero aos Estados Unidos no final da década de 1950 motivaria, dez anos mais tarde, o seu regresso a Nova Iorque e ao trabalho nesta cidade. Embora o expressionismo abstracto lhe interessasse, foi no renascentismo Italiano a sua principal fonte de inspiração. Durante este período, começou a experimentar a criação do volume nas suas pinturas, expandindo as figuras e comprimindo o espaço em torno delas, uma qualidade que continua a explorar ao pintar retratos de grupos imaginários ou paródias sobre o trabalho de mestres famosos. A descobrir...